7.7 O inspetor que partiu a lenha

ciclo 1º Ciclo
id Gabriela-7
pof entrevista_Gabriela
keys inspeção // condições de trabalho
nvivo incidentes críticos

O inspetor partiu a lenha! Olhe, quando eu contei às minhas colegas o que ele fez, que partiu a lenha. “Isto tem de ser professora, Isto não pode ser assim. E a junta tem que pôr aqui lenha com as dimensões certas para que não estejam a apanhar o fumo” e eu disse “pois senhor inspetor, isso é verdade, a gente não está cá bem”. Portanto, olhe, ele andou a cortar a lenha. Eles quando iam para as escolas, naquela altura, ficavam normalmente três dias. Pronto, aquele dia partiu a lenha, andou entretido a ver se os vidros estavam partidos, se as janelas fechavam bem. Acho que ele tinha gosto para essas coisas. Era um homem assim, virado para isso. No dia seguinte também já lá estava, eu entrei e íamos a corrigir os trabalhos de casa. Mas as quatro classes era muito chato, era muito chato ter as quatro classes! A gente já tinha pensado, “bem, eu vou entrar, ponho os do primeiro ano no quadro, trabalhar com eles, ao outro ano vou dar uma ficha, ao outro ano vou dizer para estudarem o textinho”, tínhamos que ter nas planificações. E no segundo dia ele disse-me “então quais são os meninos do primeiro ano?”, eu lembro-me que eram seis meninos que eu tinha do primeiro ano, “olhe são estes senhor Inspetor”. E ele disse “então eu vou ali com eles trabalhar para o quadro”, levou-os todos para o quadro e trabalhou com eles. Pronto, foi uma ajuda! E claro, ele estaria com um ouvido a ouvir o que é que eu estava a dizer e o que estava a fazer com os outros. Mas pronto, naquela altura até foi uma ajuda para mim e ele era um inspetor que escrevia muito bem, escrevia poemas, fazia livros e eu sabia disso. E comecei a falar com ele acerca disso. Ele ficou todo babado! “Mas como é que professora já sabe?”, e eu “ouvi dizer senhor inspetor, que escreve tão bem, que já tem editado livros”, então ele, todo contente, começava a tirar papelinhos dos bolsos: “olhe senhora professora, veja, quando eu estou à espera dos professores, tenho um tempinho vago e começo a escrever. Olhe, pode ficar com este”. Pronto, simpatizou comigo. Eu também o ia gabando (risos). Olhe e simpatizou comigo, ficou ali aquele dia, estudou, trabalhou comigo. No último dia ficámos a fazer uma reflexão sobre aquilo que viu. Mas até gostei do senhor.