| ciclo | 1º Ciclo |
| id | Gabriela-10 |
| pof | entrevista_Gabriela |
| keys | sumários // relatórios // tecnologias digitais |
| nvivo | perceções sobre a profissão docente |
Íamos escrever os sumários de hora a hora, todas as horas tínhamos de escrever os sumários naquele momento do intervalo de dez minutos. Porque antigamente não era isso. Agora, cada hora saíam dez minutos. Os miúdos, em vez de saírem, os nossos pequeninos, ficam ali na sala a fazer barulho. E naquele momento nós tínhamos de fazer os sumários. Tínhamos de ver se algum miúdo faltava para marcar falta através desta tecnologia a que ainda não estávamos habituados. Aqueles dez minutos eram gastos, nem podíamos sair cá fora e ainda com aquele barulho todo dos alunos e dos contínuos ali em volta da gente - “oh professora isto, oh professora aquilo” - e depois o entrar tanta gente nas nossas salas de aula. Isso por um lado é bom, mas eram terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, psicólogas, professores do ensino especial. Não sei, portanto, porque havia crianças que precisavam e então, às vezes, até saía o miúdo da nossa sala. Tanta coisa! E depois fazer os relatórios daquilo tudo. Fazer os relatórios juntamente com o psicólogo para a avaliação dos miúdos e depois ter de chamar os pais, temos de ter uma hora semanal para contacto com os encarregados de educação.