O WebJspell é um serviço desenvolvido pela Linguateca e pelo projecto Natura, com o objectivo de tornar o analisador morfológico e corrector ortográfico Jspell acessível a um maior número de usuários.
O WebJspell e o Jspell estão em constante evolução face a novas melhorias e sugestões dos utilizadores. Actualmente é desenvolvido e mantido por: Rui Vilela, José João Almeida e Alberto Simões.
Qualquer problema ou sugestão deverá ser-nos submetido usando este formulário.
Versão do Jspell: International Jspell Version 1.98
O dicionário de português é apenas relativo à variante usada em Portugal. O dicionário, nas suas diversas versões, está disponível em: http://natura.di.uminho.pt/wiki/doku.php?id=dicionarios:main.
Está disponível aqui, um pacote de search plugins do Webjspell para o Firefox. Para usar, instale no directório de searchplugins do firefox.
O Jspell é uma ferramenta livre para análise morfológica e corrector ortográfico, originalmente para sistemas baseados em Unix. O código fonte é baseado no Ispell. Está orientado para a verificação ortográfica/morfológia de textos/palavras da língua portuguesa.
O Jspell foi desenvolvido em 1994 por Ulisses Pinto e José João Almeida, agora fazendo parte do projecto Natura.O nome do Jspell deriva do Ispell (I+1).
O Jspell está disponível na língua portuguesa usada em Portugal, entre outras na disponíveis na página sobre os dicionários. Os dicionários são disponibilizados sob licenças livres ou open-source.
Os dicionários não pretendem cobrir todo o vocabulário existente, apenas as formas mais frequentes. As palavras cuja terminologia é demasiado rara, ou arcaica, ou cuja etimologia não é portuguesa não são incluídas no dicionário, para não causa inconsistência.Esta abordagem permite garantir um funcionamento mais eficiente dos recursos das aplicações de correcção e análise, em relação ao tempo de processamento, uso de memória, qualidade das sugestões do dicionário e detecção efectiva de um erro ortográfico. Por exemplo: árvore (substantivo muito frequente), com arvore (forma verbal raríssima)).
O dicionário para o português (variante de Portugal, 1994),
morfologicamente anotado, foi construído a partir da extracção de
palavras de material académico da Universidade do Minho, como
teses de Doutoramento e Mestrado, corpora jornalístico português
de Portugal disponível publicamente, listas de nomes públicas, e
diverso material livre de direitos de autor.
Numa segunda
fase, modificações individuais consoante o critério dos autores,
recurso à consulta de prontuários, dicionários de definições,
listas de frequências, sugestões de utilizadores, cruzamento e
validação de palavras com a colaboração de entidades
externas.
É distribuído em vários formatos, ver no final deste
tópico.
O dicionário para o latim (2006) no Jspell encontra-se incompleto. As bases para o seu desenvolvimento foram cedidas por José Paulo Tavares.
Para mais informações ou para obtenção da última versão do Jspell,
consulte a página: http://natura.di.uminho.pt/wiki/doku.php?id=ferramentas:jspell
O Natura disponibiliza outros dicionários de português nos formatos: Myspell, Ispell, Aspell, e Jspell entre outros:
O analisador morfológico do WebJspell, permite obter exemplos de frases a partir do corpus anotado Natura/Público disponibilizado no ACDC no site da Linguateca.
É possível obter 3 tipos de exemplos de frase, tendo em conta apenas a forma e o lema, para qualquer acção mais avançada, consulte o ACDC.
O Analisador morfológico, permite obter o número de ocorrências a partir de diversos corpora anotado: o Natura/Público (jornalismo), o corpus Grandes clássicos da língua portuguesa (literatura), e o corpus Museu da Pessoa (diálogos) disponibilizado no ACDC da Linguateca.
Nota: Os corpora apenas dão uma noção do seu uso no contexto a que se aplicam, não significando que a palavra pesquisada, não seja usada no quotidiano.As definições de palavras são baseadas no Novo Diccionário da Língua Portuguesa Candido de Figueiredo - 1913, consulte o projecto Dicionario Aberto.
O dicionário aberto é um projecto em curso cuja transcrição é efectuada por ordem alfabética. Todas as palavras transcritas têm em conta a ortografia do português em 1913, algumas palavras mudaram, e a ortografia não foi ainda actualizada. Apenas as palavras que existam no dicionário do Jspell poderão ter uma definição.
Além de múltiplas definições consoante o lema da palavra, é ainda fornecido a classificação morfológica do dicionário aberto.
Todas os grupos de sinónimos foram extraídos do projecto OpenThesaurusPT. (Agosto de 2006).
Apenas para referência nas sugestões do corrector ortográfico (só português).
Pode Submeter o seu dicionário pessoal, para serem analisadas as palavras que possam ser incluídas em versões futuras. Sugerir novas palavras que julgue que estão correctas, ou assinalar as incorrectas. Sugerir novas funcionalidades para este serviço, e apontar problemas. Fornecer uma tradução para outra língua desta aplicação. Tudo no seguinte formulário.
O WebJspell foi desenvolvido em Perl, HTML, e CSS, usufruindo do módulo Perl do Lingua::Jspell disponível no CPAN.
O Jspell fornece várias formas de poder ser utilizado numa aplicação. Consultar o seguinte endereço: http://natura.di.uminho.pt/wiki/doku.php?id=ferramentas:jspell