26.4 Teatralizar os poetas

ciclo 2º Ciclo
id Esmeralda-4
pof entrevista_Esmeralda
keys Interculturalidade // Estratégias curriculares // Teatro
nvivo Incidentes críticos
geo Lisboa

e eu disse “agora para o Natal nós vamos fazer uma coisa muito simples, vamos apenas dizer o Natal na voz dos poetas, vamos escolher poemas e vocês vão decorá-los. Como temos pouco tempo, vamos escolher estrofes, um grupo de estrofes para cada um. E depois vamos dizer, vamos fazer uma performance, ou vão para a frente, ou vão para trás, ou saltam. Há sempre uma mudança, há a roupa diferente, a camisola vermelha que vamos ter que arranjar, pronto. Vamos fazer daquilo um evento, uma festa de Natal. E depois a festa das luzes nas várias religiões, ou seja, o equivalente ao nosso Natal. O Budismo, o Hinduismo, o Judaísmo, etc. Os mais velhos vão fazer isso, nós temos até o nono ano, e os mais pequeninos dizem poemas. E a E. era tão tímida e disse”Olha E., meu amor, tu levas estas duas estrofes, para decorar. Vais pedir à mãe, para as ler contigo, tentar decorar contigo, etc.” Quando veio o dia do ensaio, logo na sessão seguinte, eles eram três, não é que ela chega-se à frente com uma enorme segurança, diz aquilo com uma graça, e ela é pequenina, tem 10 anos, uma carinha laroca, a dizer aquilo com tal segurança que o clube todo, os miúdos todos, são 22, se levantaram para lhe bater palmas.