Join 2003
Join'03::Programa::Sessões Técnicas::Actividades Lúdicas::Inscrições::Patrocinadores .

Campus Virtual

Segunda, 2 de Junho
09:30 O projecto Campus Virtual na Europa e Portugal
Painel com Diogo Vasconcelos, Luís Amaral (DSI) e Alexandre Santos (CCOM/UM)
10:30Coffee Break
11:00 Piloto Campus Virtuais: Wi-Fi e mobilidade nacional para utilizadores da RCTS - Rute Sofia (FCCN)
11:30 Equipamento de Suporte às redes sem fios - Cisco Systems Portugal
12:00 Serviços básicos na UM: intranet da UM - Carlos Silva e António Salgado (Gabinete de Sistemas de Informação)
12:30 Serviços básicos na UM: E-Learning - José Carlos Ramalho e Alberto Proença (Dep. de Informática - Univ. do Minho)

Software Livre

Quarta, 4 de Junho
9:00 Software Livre - Rui Miguel Seabra (ANSOL)
A filosofia do Software Livre encontra as suas raízes na livre troca de conhecimentos e de pensamentos que podem tradicionalmente ser encontradas no campo científico. Tal como as ideias, os programas de computador não são tangíveis e podem ser copiados sem perda. A sua distribuição é a base de um processo de evolução que alimenta o desenvolvimento do pensamento.
9:45 Linux Caixa Mágica: software livre e o seu impacto sobre a sociedade portuguesa - Paulo Trezentos (Linux Caixa Mágica)
O software livre tem vindo a afirmar-se como uma alternativa credível em diversas áreas. A Caixa Mágica é a distribuição de Linux portuguesa que visa fornecer alternativas sólidas à utilização de software proprietário. Nesta perspectiva, oferece a possibilidade do utilizador escolher entre uma versão servidor e uma versão destinada ao Desktop. Esta apresentação começa por apresentar a Caixa Mágica, o que esta tem para oferecer e o impacto que tem tido na sociedade. Através da presença no mercado empresarial, nas escolas e no mercado doméstico. Será depois completada com uma visão pessoal do orador sobre o Linux em Portugal e o que nos espera o futuro.
10:30Coffee Break
11:00 The Mozilla Project - Tristan Nitot (Contributeur Mozilla et OpenWebGroup)
A better browser for a better Web and a better experience. During this session, we will see how contributors, tools and processes are used altogether to produce a new family of browsers, along with key technologies such as Gecko and Bugzilla. Open W3C standards will also be discussed.
12:00 Panorâmica sobre o Open Source - Victor Fonte (Depart. de Informática - Univ. do Minho)
Definição, modelos de desenvolvimento, licenciamento e economia do Open Source. O Open Source na Universidade do Minho e a sua relevância nas licenciaturas de informática.

Análise de Dados

Quarta, 4 de Junho
14:00Derivação de recomendações para sessões web - Alípio Jorge (Faculdade de Economia, Universidade do Porto)
14:30Detecção de fraude em redes de telecomunicações - Filipe Martins (PT Inovação)
Detecção de fraude em redes de telecomunicações, vertente de suporte à decisão com recurso a algoritmos de inteligência artificial para a catalogação de alarmes.
15:00Bases de Dados, Amostragem e Qualidade de Dados - Pedro Oliveira (Departamento de Produção e Sistemas, Universidade do Minho)
O nosso dia a dia está preenchido por números. Os números aparecem logo pela manhã, pela hora de despertar, pelos horários a cumprir e em quase todas as actividades profissionais. Esta presença dos números em quase todas as actividades tem-se reflectido na construção de enormes bases de dados. Vejam-se as bases de dados de supermercados, de companhias de aviões, do fisco, dos census, para citar só alguns exemplos.
    A extracção de conhecimentos destas bases de dados, vulgarmente conhecida como Data Mining, é um dos campos de maior investigação no seu estudo. Esta extracção de conhecimentos recorre a muitos conceitos estatísticos e, em particular, na avaliação da qualidade dos dados, às técnicas de amostragem. Concretamente, será referida a distribuição peculiar dos números naturais e o seu possível uso para avaliar a qualidade de bases de dados e a eventual detecção de incoerências ou fraudes.
15:30Coffee Break
16:00Modelos de previsão da qualidade da água - Luís Torgo (Faculdade de Economia da Universidade do Porto)

Workshop de Mathematica

Quarta, 4 de Junho
17:00Para que serve a Matemática Computacional? -- Ricardo Severino (Dep. Mat. - Univ. Minho)
Galileu foi o grande responsável pela matematização das Ciências da Natureza, quando apontou que o grande livro da Natureza estava escrito em linguagem matemática. A partir daí a Matemática tem sido um parceiro importante nos maiores sucessos da Física, Química, etc. Mas hoje, a concepção que temos da Matemática está a mudar com o aparecimento da Matemática Computacional. Terá este tipo tão diferente de Matemática algo a dizer quando se tenta compreender a Natureza?

Paradigmas e Plataformas de Programação

Quinta, 5 de Junho
9:00Wearing the hair shirt: a retrospective on Haskell - Simon Peyton Jones (Microsoft Research)
Haskell is 15 years old: it was born at a meeting at the 1987 conference on Functional Programming and Computer Architecture (FPCA'87). In this talk, which is very much a personal view, I take a look back at the language, and try to tease out what we have learned from the experience of designing and implementing it. The main areas I discuss are: syntax (briefly), laziness (the hair shirt of the title), type classes, and sexy types. On the way, I try to identify a few open questions that I think merit further study.
09:45Little Languages in Parrot - Leon Brocard
Parrot is a virtual machine used to efficiently execute bytecode for interpreted languages. While Parrot is being developed, it is a particularly good target for little languages - small, task-specific languages. In particular, esoteric languages have been popular. This talk will cover the little languages that currently run in Parrot, along with implementation issues.
10:30Coffee Break
11:00Mondrian - Erik Meijer (Microsoft Research)
11:45Writing an Apache Module: Apache Tcl's Rivet - David Welton (Apache)
Apache's web server and Tcl are both very flexible systems that give the programmer tools to extend and modify them in interesting, unique and powerful ways. We will talk about the many possibilities offered by Apache and Tcl's C API's, briefly introduce the Tcl programming language and its concept of acting as a command language for lower-level components, and also discuss some interesting aspects of integrating Apache and Tcl.

Sistemas de Grande Porte

Sexta, 6 de Junho
9:00 Oracle e as Very Large Databases - Mário Gonzalez (Oracle Portugal)
Nesta apresentação serão abordados os principais temas a ter em consideração para a configuração e exploração de bases de dados de grandes dimensões, como a disponibilidade, particionamento de dados, desempenho, segurança e escalabilidade.
9:45NGIN, Uma Plataforma de Controle de Serviços de Telecomunicações em Tempo Real - João Pias (PT Inovação)
10:30IBM
11:15Business Intelligence VLDB Proof-of-concept para a Vodafone - Eduardo Taborda, Hugo Alhandra (Sybase Portugal)
Apresentação da arquitectura de Data Warehouse para VLDB utilizada pela Vodafone em Portugal, e do Proof-Of-Concept implementado a também a partir de Portugal, sobre arquitectura i-Force da Sun, utilizando equipamentos sediados nos EUA, em Menlo Park.
12:00Arquitectura dos modernos Centros de Dados - Paulo Vilela (Sun Microsystems Portugal)
Esta palestra versará sobre a arquitectura dos centros de dados da era da internet. Esse centros de dados herdam dos tradicionais mainframes a componente da fiabilidade e regras de gestão, e do mundo da Internet o funcionamento 24x7, um enorme número de utilizadores e a necessidade de crescimentos muito rápidos das infra-estructuras. Isto é conseguido através de arquitecturas multi-camada. Essas arquitecturas serão apresentadas primeiro de um ponto conceptual, e depois através de exemplos de implementações em grandes clientes.

Infiltração e Segurança

Sexta, 6 de Junho
14:00A Segurança Informática como Preocupação Global das Organizações - António Coutinho (Eurotux)
A problemática da segurança informática analisada de uma forma abrangente, salientando não só os aspectos técnicos mas também organizacionais e humanos.
14:45Sistemas de Detecção de Intrusão - José Luís Faria (Dep. de Informática - Univ. do Minho)
A segurança em sistemas informáticos passa pela prevenção e também pela detecção de intrusão quando esta ocorre. Serão abordadas sumariamente as principais técnicas de intrusão. Consequentemente serão abordados os sistemas de detecção de intrusão, principais características e sua aplicabilidade.

Computação Móvel

Sexta, 6 de Junho
16:00Uma rede virtual na colheita de sangue - Jorge Condeço (Instituto Português do Sangue)
Os bancos de sangue e os serviços de transfusão confrontam-se com a procura do melhor compromisso possível entre a limitação de recursos financeiros, a rapidez de acção e a necessidade de segurança máxima. A automatização global realizada de um modo integral e integrado de modo a envolver todos os sectores da prática transfusional é a única resposta possível. Isto, não só por se ter aprendido a utilizar de um modo mais eficiente os computadores, mas também pela maior capacidade do hardware disponível, cada vez mais acessível, que permite a utilização de software mais sofisticado, e do desenvolvimento da capacidade e da disponibilidade das comunicações.
  Apesar da existência a nível internacional de um número significativo de programas informáticos para esta área, as especificidades de cada país, (requisitos legais para a dádiva, tipo de análises a realizar, etc.) e mesmo de muitos serviços transfusionais limitam a generalização da utilização destes programas como ocorre com outros pacotes informáticos.
  O Instituto de Gestão Informática e Financeira do Ministério da Saúde Português (IGIF) desenvolveu um aplicativo designado por "ASIS" adequado às necessidades do Instituto Português do Sangue (IPS). O IPS para além de ser a entidade reguladora da medicina transfusional em Portugal tem também a missão, de através dos seus Centro Regionais realizar a colheita, processamento e distribuição de componentes sanguíneos. Sendo reconhecido que as dimensões de Qualidade para um sistema informático são a fiabilidade, a fácil manutenção, a transparência, a eficiência e ser amigável para o utilizador, foi necessário juntar uma outra dimensão que foi a portabilidade.
16:30Sistemas de Informação Geográfica Móveis - Jorge Gustavo Rocha (Dep. de Informática - Univ. do Minho)
17:00Mobile Commerce e Mobile Banking - Carlos Oliveira (Mobicomp)
A mobilidade tem vindo sucessivamente a ganhar espaço nas aplicações utilizadas no dia-a-dias das pessoas. Nesta apresentação focam-se dois projectos recentes da MobiComp com grande impacto nos consumidores, a criação de canais móveis para ambientes de retalho e de banca. Apresenta-se o PocketContinente que é uma aplicação que se constitui como o canal móvel do site Continente Online para PDAs, permitindo efectuar encomendas em modo offline e depois sincronizá-las e enviá-las para os servidores do hipermercado e uma estratégia multi-canal que a MobiComp tem vindo a desenvolver para um banco nacional e que se apresenta como uma suite de aplicações para os diversos tipos de dispositivos existentes no mercado (PDAs PocketPC e PalmOS, Nokia Serie 60 e 80 e WAP).

Trabalhos de Opção III

Sábado, 7 de Junho
09:30Cursor Facial - Adélio Fernandes, Rui Barbosa, Rodney Gomes
10:00Previsão de Séries Temporais Utilizando Programação Genética - Emanuel Gonçalves, João Paulo Carreiro, Rui Silva
10:30Coffee Break
11:00Linguagens de Interrogação para Bases de Dados Textuais - António José Faria, David Costa
11:30Liberty Alliance - Fernando Salgueiro, Luis Pedro Valério
12:00Desenvolvimento da Base de Dados Central Móvel do Sistema Integrado de Informação Arqueológica - Cristiano Cunha, Ernesto Silva, João Amaro

WorkShop MICEI

Sábado, 7 de Junho, B2
09:10-9:50Arquitectura de Software e componentware sobre .NET - Nuno Rodrigues (Sidereus) e Luis Soares Barbosa (Univ. Minho)
Introdução às arquitecturas de Software; Apresentação da arquitectura Sidereus de um CRM (Customer Relationship Management), desenvolvido em .NET sobre uma plataforma de componentes especificada formalmente.
10:00-10:40Segurança em Infraestruturas de Comunicações de Dados - Paulo Valverde Costa, Centro de Comunicacoes, Univ. Minho
A segurança está a tornar-se uma prioridade absoluta, dado que as comunicações e a informação se tornaram um factor essencial no desenvolvimento económico e social. As redes e os sistemas de informação servem actualmente de suporte a serviços e transportam dados numa escala que ainda há poucos anos era inconcebível. Como tal as Organizações, cada vez mais são levadas a definir Polícas Globais de Segurança, de forma a manter a confidencialidade, autênticidade, integridade e disponibilidade dos seus sistemas, defininindo políticas de segurança necessárias para garantir um ambiente adequado no que diga respeito ao manejo das informações e seu acesso, identificando o perfil comportamental dos utilizadores, aplicando mecanismos tecnológicos de segurança para redes e implementando práticas de auditoria e controle.
10:50-11:10Coffee Break
11:10-11:50Serviço piloto IPv6 da RCTS2 - Joao Nuno Ferreira, FCCN
Com a disponibilização do serviço piloto IPv6 da RCTS2 tornou-se necessário disponibilizar informação destinada a apoiar as entidades que pretendem iniciar a utilização deste novo serviço. Esta apresentação pretende contribuir para essa informação, abrangendo cada um dos aspectos relevantes para esta tecnologia.
12:00-12:40Testes e Qualidade de Software - Angela Oliveira Brandao, Enabler

(c) DIUM 2003 Webmaster
Cesium DIUM Gemcc