| ciclo | 3º Ciclo e Secundário |
| id | Chico-2 |
| pof | entrevista_Chico |
| keys | delinquência // escola difícil |
| geo | Lisboa |
Outra coisa que me lembro depois dessa… já estamos aqui em 86. Uma escola também do outro lado do rio. Uma escola onde estive dois anos. Na Amora. E que, se me lembrar da minha, da minha vida profissional toda, deve ter sido, os dois anos em que eu melhor efeito fiz nos meus alunos. Foi uma coisa, foi incrível, foi incrível. Ainda hoje, miúdos, miúdos não, porque agora são mais velhos que a Rita, têm 50, 50 anos. E ainda me ligam, telefonam, me convidam para jantar, para almoçar. […] Numa escola muito difícil. Para ver como é que os conheci. Eu vinha de transportes de Lisboa. Saí no autocarro num sítio qualquer, pois tinha assim uma rua e a entrada da escola era no final da rua. E estou a chegar ao final da rua e vejo um aglomerado de miúdos à volta de um carro, a abanar, chamar nomes a quem estava dentro do carro. Era um professor que trabalhava de tarde. Esses miúdos foram depois da minha direção de turma.
É engraçado. Esse professor, que estava dentro do carro, foi professor no conselho de turma e eu pus-lhe um processo disciplinar. E ele teve que sair da escola. E foi. Infelizmente foi para outro lado.
Não se portava nada, nada bem. Como era diretor de turma, tinha que ir assistir à aula. Ficava cá atrás, sentado. Não, aquilo era desumano, uma coisa terrível. E o professor lia o manual. […] Isto para dizer que – envolvi-me muito, muito, e fiz muito. Para aí dez miúdos são professores de educação física, são licenciados. E era uma turma difícil, socialmente complicada. E os outros miúdos andam por aí. Eu lembro-me encontraram-me … Eu tive uma questão de saúde. Eu estava no IPO e encontrei (Eu emociono-me peço desculpa).
Entrevistadora: Não, não, esteja à vontade.
Professor: Encontrei um aluno que foi um dos miúdos, foi meu aluno nessa altura. Quando me viu, desatou a chorar, porque dizia que não conseguia ver-me naquele sítio. Depois ele dizia “você não faz ideia, não faz ideia, como me salvou a vida”. Mas foi. Deve ter sido mesmo. Deve ter sido mesmo os anos em que mais…mais efeito fiz como professor e os anos em que eu fui melhor professor. Foi muito duro, muito complicado, porque eles eram muito difíceis, mas fez muito bom efeito.