3.1 Resiliência

ciclo 1º Ciclo
id Carmina-1
pof entrevista_Carmina
tempoh 2020
keys Aprender ler a distância
nvivo Fatores de mudança

Alias, em 2020, [na sequência da pandemia] COVID-19 em que fomos todos para casa, eu estava com uma turma - turma covid - no primeiro ano e o primeiro ano é fundamental. Todos os anos são fundamentais, mas o primeiro ano, a aprendizagem da leitura e da escrita… no terceiro período, nós viemos para casa e tivemos que nos adaptar. Isto foi uma viragem. Acho que não estou a falar só por mim, estou a falar pela minha escola e os professores. Soube-se dar a volta muito bem, mas foi extremamente trabalhoso. Antes, tivemos aquele período de adaptação e eu lembro-me de dizer assim: “Mas como é que eu vou fazer?”. Eles ainda estavam num processo, no primeiro ano, ainda não estavam a fazer uma leitura independente. Estavam no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, estavam muito dependentes dos pais ou de um irmão mais velho. Muitos deles não tinham tecnologias. “Como é que eu vou fazer disto algo atractivo?”. Pedi ao meu marido - também é professor mas de Educação Física no secundário - para me gravar as canções por causa das letras. Eu estava a ensinar através da canção. O grafismo, que é importantíssimo, o saber desenhar a letra ou um número não é de qualquer maneira.