Euro acentua queda face ao dólar

O euro acentuava o seu recuo face ao dólar, ao meio dia de ontem, no mercado dos câmbios europeu, em consequência do receio de uma nova descida da taxa de juro do Banco Central Europeu.

Às 12h25 TMG, o euro caía para 1,1265 dólares contra 1,1345 dólares de quarta-feira na final da sessão no mercado de Londres.

Durante a manhã o euro chegou a descer a 1,1247 dólares. A moeda única europeia está ao mais baixo nível face ao dólar desde o seu lançamento nos mercados no dia 04 de Janeiro passado.

A libra esterlina acusava um ligeiro recuo após o anúncio do corte das taxas britânicas, transaccionando-se a 0,6891 libra por um euro contra 0,6922 libras logo antes do anúncio do Banco de Inglaterra, e contra 0,6922 libra quarta-feira à noite.

O mercado está na expectativa quanto a um eventual corte da taxa de refinanciamento (REFI) do Banco Central Europeu, cujo conselho de governadores se encontra reunido. As conclusões desta reunião bimensal serão divulgadas às 17h30.

Apesar da maioria de analistas esperar uma manutenção da taxa actual de 3,00 por cento, alguns operadores receiam uma redução.