Arquivos sonoros de Ernesto Veiga de Oliveira, Benjamim Pereira (1960/63)

O arquivo sonoro cujo acesso se disponibiliza, serviu de base ao livro Instrumentos Musicais Populares Portugueses . Trata-se de um conjunto de 446 gravações, perto de 16 horas, recolhidas entre 1960/63, e convertidas para MP3 por Domingos Morais.

Apresenta-se ainda um conjunto de textos de apoio por Domingos Morais, incluindo algumas partituras, fotografias e fonogramas curtos associados.

procurar contendo...

Arquivo

Introdução PDF
Em busca de um mundo perdido
catálogo geral - informação acerca de cada fonograma
Directoria com os mp3 originais (1..299) (300...)
Biobibliografia de Ernesto Veiga de Oliveira PDF

Textos de apoio

Viola amarantina PDF
Viola Beiroa PDF
Viola campaniça PDF
Cavaquinho PDF
Chula PDF
Flautas PDF
Gaita de foles PDF
Pandeiro PDF
Os textos anteriores em PDF (para impressão de qualidade)
Directoria com extractos curtos de MP3 e SWA que acompanham os textos
Domingos Morais, José João

Em busca de um Mundo Perdido

" Em 1960, fomos, pela directora do Serviço de Música da Fundação Gulbenkian, Drª Maria Madalena de Azeredo Perdigão, encarregados de proceder à recolha dos instrumentos musicais populares do País, em vista a documentar, de modo tão completo quanto possível, esse elemento fundamental da nossa cultura. O empreendimento, que nenhuns ensinamentos ou experiências anteriores apoiavam, suscitou problemas e dificuldades muito consideráveis.

(...)

Para o trabalho que empreenderamos calcorreámos vezes sem conta o País de norte a sul e de leste a oeste, acorrendo às suas festas, contactando cada vez mais intimamente com todo esse universo através da sua gente: mas esse trabalho, e mais concisamente a recolha dos instrumentos, feitos verdadeiramente no limiar das últimas possibilidades, foi por isso, às vezes, muito árduo. Grande número de espécies, e algumas de entre as mais importantes, pertenciam já então ao mundo dos «tempos perdidos», das coisas que só existem esquecidas em velhas arcas, desligadas da vida, ou até mesmo unicamente na memória incerta de pessoas de outra idade. "

Ernesto Veiga de Oliveira, 1982. Publicado na Revista da JMP "Arte Musical", Número especial, por ocasião da Quinzena de Etnomusicologia (Outubro de 1982), pp. 6 a 10.


NOTA: As gravações realizadas por Ernesto V. de Oliveira e Benjamim Pereira foram digitalizadas a partir dos suportes originais e gravadas em 14 Cds. Foi minha intenção facilitar desta forma o acesso a mais de 16 horas de registos inéditos, pertencentes ao Centro de Estudos de Etnologia. Procedemos com enorme cuidado ao tratamento de alguns fonogramas que tinham a velocidade alterada no original, por avaria do gravador, sendo esta a única intervenção que considerámos necessária. A ordem de apresentação é cronológica, podendo os interessados consultar uma base de dados onde toda a informação que conseguimos reunir permite a resposta a perguntas mais específicas.

Qualquer utilização destes fonogramas, para além da consulta e cópia pessoal para fins educativos ou de investigação, deverá ser previamente autorizada pelo Centro de Estudos de Etnologia, sediado no Museu de Etnologia, Av. da Ilha da Madeira, 1.400 Lisboa.

Domingos Morais (Janeiro de 2.000)